quinta-feira, 14 de julho de 2011

Qual a sua galinha dos ovos de ouro?


Não é certo que todo mundo vai chegar lá, mas só dá para saber tentando. Pare de usar a desculpa de que não nasceu mesmo para aquilo que você quer tanto fazer.


Texto Mariana Delfini


Segundo Shenk, “o talento e a inteligência humana não são escassos como os combustíveis fósseis, mas potencialmente abundantes como a força do vento”. Ou seja, o potencial existe espalhado pelo mundo. O autor não dá garantia de nada: não é porque alguém quer ser o melhor escritor do mundo que vai conseguir. Mas pode ser que, cuidando direito de uma semente de talento, ela vire, sim, a árvore com que você sonha. Ou, citando o líder atual dos norte-americanos, especialistas na pesquisa pela busca do sucesso: “Yes, we can”.

O autor indica alguns princípios básicos para os ambiciosos. Entre eles, que é preciso encontrar sua motivação (seja ela inspiração religiosa ou até mesmo aquele arrependimento de não ter realizado antes seu sonho), ser seu crítico mais severo, saber quais são suas limitações, mas jamais se deixar abalar por elas. Também diz que se preste atenção no lado negro da força: não deixe que os fracassos virem amargura, mas faça deles oportunidades. Também é importante ter um herói – alguém que o inspire não só pelo sucesso, mas também pelo esforço que levou para atingi-lo – e um mentor, que pode criticar e também estimular sempre. Por fim, uma dica que não veio do autor, mas que talvez devesse ser considerada: nos momentos de tempestade, preste atenção no vento, sempre abundante. Sim, nós podemos.

Leia bem mais...
http://vidasimples.abril.com.br/

Nenhum comentário: