sexta-feira, 15 de julho de 2011

NTE fazendo acontecer!

As multiplicadoras Anita e Claudissea iniciaram hoje um trabalho que prevê uma maior integração entre os recursos disponibilizados nas Escolas e os docentes. O pontapé inicial foi dado no CE Leôncio Pereira Gomes, situado a cerca de 35Km do centro de Campos no município de São Sebastião.

O Projetor Proinfo foi apresentado, junto com o Sistema Operacional Linux Educacional 4.0, ferramentas como Tux Paint, Programas Educacionais, Vídeos do acervo do TV Escola, Kit MPB, SAPI e oferta de cursos.

Na ocasião, colocamos o NTE a disposição da Escola, passando pelo apoio do OT ao NTE Itinerante que possibilita a formação dos professor na própria escola ( o Multiplicador ministra cursos e oficinas na escola).

 A equipe agradece o espaço aberto pela diretora Alessandra!

Celular mais um recurso pedagógico



Hoje proibido na maioria das escolas, o celular está sendo apontado como ferramenta pedagógica do futuro. A previsão está em um estudo feito por especialistas em educação e tecnologia, entre outras áreas, de diversos países, inclusive o Brasil.
...

Mais que uma ferramenta de comunicação, ele se torna uma plataforma móvel de internet, que ainda permite filmar e fotografar.
...
 

PROIBIÇÃO

A política de banir o celular na sala de aula é o que tem jogado para a frente a previsão de seu uso nas escolas.


Matéria publicada na Folha de São Paulo 31/05/2010  


E VOCÊ, O QUE PENSA A RESPEITO DESSE TEMA? PERMITIR OU PROIBIR? DEIXE SEU COMENTÁRIO!

O Mundo da Informática Caipira

VANTAGENS EM TER E MANTER UM BLOG



As vantagens são:

Expressar suas opiniões a respeito de assuntos em foco na mídia, como em noticiários dos jornais ou sobre assuntos de interesse pessoal;


* Discutir as atividades realizadas em sala de aula, complementado e interagindo com os outros, inclusive como forma de “lição de casa”.
* Disponibilizar textos e outros materiais de apoio (apresentações em slides, mapas e outras imagens, links na web) para sua disciplina ou para projetos específicos.
* Incentivar o exercício da produção escrita, o diálogo intertextual e a colaboração mútua entre os alunos.
* Divulgar os trabalhos e projetos dos alunos, tanto para outros professores quanto para pais e mães.
* Criar um portfólio com sua produção escrita (aqueles poemas ou contos que você nunca teve coragem de mostrar a ninguém).
* Informar as pessoas sobre ações que poderiam melhorar sua comunidade ou outras formas de ativismo e militância política, social ou cultural.
* Ter um diário pessoal sobre os acontecimentos cotidianos de sua vida, ou manter um perfil profissional com seu currículo atualizado.

E você! O que está esperando para criar o seu próprio blog? Experimente esse recurso e compartilhe conosco os resultados!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Qual a sua galinha dos ovos de ouro?


Não é certo que todo mundo vai chegar lá, mas só dá para saber tentando. Pare de usar a desculpa de que não nasceu mesmo para aquilo que você quer tanto fazer.


Texto Mariana Delfini


Segundo Shenk, “o talento e a inteligência humana não são escassos como os combustíveis fósseis, mas potencialmente abundantes como a força do vento”. Ou seja, o potencial existe espalhado pelo mundo. O autor não dá garantia de nada: não é porque alguém quer ser o melhor escritor do mundo que vai conseguir. Mas pode ser que, cuidando direito de uma semente de talento, ela vire, sim, a árvore com que você sonha. Ou, citando o líder atual dos norte-americanos, especialistas na pesquisa pela busca do sucesso: “Yes, we can”.

O autor indica alguns princípios básicos para os ambiciosos. Entre eles, que é preciso encontrar sua motivação (seja ela inspiração religiosa ou até mesmo aquele arrependimento de não ter realizado antes seu sonho), ser seu crítico mais severo, saber quais são suas limitações, mas jamais se deixar abalar por elas. Também diz que se preste atenção no lado negro da força: não deixe que os fracassos virem amargura, mas faça deles oportunidades. Também é importante ter um herói – alguém que o inspire não só pelo sucesso, mas também pelo esforço que levou para atingi-lo – e um mentor, que pode criticar e também estimular sempre. Por fim, uma dica que não veio do autor, mas que talvez devesse ser considerada: nos momentos de tempestade, preste atenção no vento, sempre abundante. Sim, nós podemos.

Leia bem mais...
http://vidasimples.abril.com.br/

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ANIMA EDUCAÇÃO



A versão 2011 do ANIMA MUNDI apresenta um projeto de capacitação na linguagem da Animação, especialmente concebido para as escolas, onde professores e alunos participam de um programa pedagógico com aulas teóricas e práticas, durante o qual realizam filmes de animação.

http://www.blogger.com/img/blank.gif

Vale a pena conferir!

E você, Educador consciente do potencial educacional das mídias em sua prática pedagógica, não deixe de visitar o ANIMA ESCOLA.

2º encontro NTE RJ-01 e Orientadores Tecnológicos

Aconteceu hoje, das 13h30min às 17h, no CE João Pessoa nosso 2º encontro com os Orientadores Tecnológicos e equipe do NTE RJ-01.

Os objetivos foram os seguintes:
*Encerramento do 1º semestre/2011
*Apresentação de projetos desenvolvidos em parceria com os LIED das escolas de abrangência.
*Informes a respeito do Projetor Proinfo, Web Conferência, entre outros.
*Lançar as metas de trabalho para o 2º semestre/2011


Equipe reunida após apresentação dos blogs.




Acesse a pauta e o álbum de fotos.

Deixe o seu comentário!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

VITÓRIA - ANTECIPAÇÃO NOVA ESCOLA

Rio - A Secretaria Estadual de Educação anunciou ontem a antecipação de uma parcela da antiga gratificação Nova Escola, de 2012 para julho de 2011. A medida favorece 76 mil professores ativos e 60 mil aposentados. O novo valor do vencimento básico representa aumento de 9,20%.

Veja tabela :




Professores estaduais têm a 1ª vitória.Estado antecipa gratificação do Nova Escola. Só falta aprovação pela Alerj.

Os professores e administrativos já receberiam, a partir de 1º de julho, a incorporação de uma parcela do Nova Escola. Então, serão pagas duas cotas juntas. Docentes 1 e 2 nível 3, profissionais em maior número na Educação, ganhariam R$ 800,10. Com essa nova a medida, terão crédito de R$ 836,10. Mas a antecipação depende de aprovação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que retornará do recesso em 1º de agosto.
...
Matéria completa no Jornal O Dia

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projetor Proinfo - Recebemos!!



Foi muito bem vindo ao NTE Campos o Projetor Proinfo!
Recebemos hoje, convictos que será um excelente recurso nas salas de aula das escolas públicas.
Projetor de alta qualidade em resolução, computador equipado com Linux Educacional 4.0 e acesso a Internet sem fio pela rede das Unidades Escolares.
Parabéns NTE por essa conquista!
Nosso muito obrigado ao MEC e parceiros que projetaram o equipamento!